PHmetria e Manometria

A pHmetria é um exame que mensura a quantidade de ácido que sai do estômago para o esôfago, ao longo de 24 horas. Este exame sempre será realizado com a manometria, que é necessária para avaliar o correto posicionamento do cateter da pHmetria no esôfago.

Imprimir - Preparo do exame pHmetria e Manometria

A manometria esofágica é um exame que afere as pressões do esôfago em repouso e durante a ingestão de água, avaliando o movimento do órgão. Este exame avalia as pressões dos esfíncteres esofagianos superior e inferior e do corpo esofagiano.

Imprimir - Preparo do exame Manometria

Dúvidas frequentes sobre Phmetria

  • Pré operatório de hérnia esofagiana;
  • Avaliar refluxo gastroesofágico como causa de tosse crônica, rouquidão;
  • Avaliar a efetividade dos tratamentos clínico ou cirúrgico do refluxo.

O preparo do exame é simples e consiste em jejum de 4 horas antes da sua realização, e suspensão de alguns medicamentos. A equipe da Gastroendo orientará o paciente no momento da marcação do mesmo.

Será aplicado gel anestésico local, e será introduzido um fio fininho através de uma das narinas; o objetivo deste gel é também lubrificar a narina para ajudar na introdução do fio.

O paciente poderá sentir um leve desconforto, em geral o exame é bem tolerado. Será colado também um sensor no abdome que não pode ser molhado, devendo permanecer ao longo do exame, e este aparelho segue com o paciente.

Neste período o paciente deverá preencher um formulário informando o que sentiu durante o dia e registrar os horários de alimentação, o período que estiver deitado e quando estiver sentindo algo relacionado à causa do exame.

A retirada do aparelho será realizada no dia seguinte na Gastroendo. Tempo de duração o exame: 24 horas.

Durante o exame o paciente não pode beber café puro, chá mate ou chá preto, refrigerante ou outra bebida que tenha gás e bebida alcoólica.

Poderá ter um dia normal de atividades do dia a dia, passear e até trabalhar dependendo da atividade. No período do exame, não se deve praticar esportes.

É possível tomar uma ducha do umbigo para baixo, entretanto banho completo somente após retirar o aparelho.


Dúvidas frequentes sobre Manometria

  • Pesquisa de doença do refluxo esofagiano;
  • Pré-operatório de cirurgia anti-refluxo e cirurgia bariátrica;
  • Disfagia (dificuldade de engolir) funcional ou pós operatória;
  • Investigação de dor torácica não cardíaca;
  • Investigação de doenças neuromusculares (esclerodermia);
  • Localização do esfíncter esofagiano inferior ("válvula" no final do esôfago), para o correto posicionamento da sonda de pHmetria (por isso deve ser realizada antes do exame de pH metria).

O preparo do exame é simples e consiste em jejum de 4 horas antes da sua realização, e suspensão de alguns medicamentos. A equipe da Gastroendo irá orientar o paciente no momento da marcação do mesmo.

Será introduzida uma sonda fininha através de uma das narinas, o que pode provocar leve desconforto.

Será aplicado gel anestésico local, que serve também como lubrificante para ajudar na introdução da sonda.

Durante a passagem da sonda o paciente sentirá a mesma passando por traz da garganta, como se estivesse engolindo um comprimido ou qualquer outro alimento. Isso pode parecer estranho, mas não dói. Será solicitado ao paciente a deglutição de pequenas quantidades de água oferecidas de forma intermitente.

O exame é realizado por um médico e dura cerca de 20 minutos, em ambiente ambulatorial, sem sedação. A maioria das pessoas o tolera bem.

O paciente poderá retornar as suas atividades normais, inclusive de trabalho.