Excelência em Exames Endoscópicos

Agende seu exame (21) 3214-6600

Exame Colangiopancreatografia

colangioA colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, também conhecida como CPRE, é um exame endoscópico realizado com auxílio de imagem radiológica e que permite avaliar os canais biliares, e em alguna casos os canais pancreáticos e a vesícula biliar.

 

Dúvidas Frequentes

Na Gastroendo, a CPRE é realizada no centro cirúrgico, em uma sala equipada com aparelho de raios X e um aparelho duodenoscópio. O duodenoscópio é um tubo flexível que possui na sua extremidade uma fonte de luz e uma câmara de video, que transmite as imagens para um monitor. Este aparelho permite o uso de acessórios de endoscopia para coletar fragmentos de tecido (biópsias) e para realizar procedimentos, como a retirada de cálculos das vias biliares durante o exame.
Este exame é sempre realizado sob sedação profunda ou anestesia geral efetuada por anestesiologista, o que reduz significativamente o desconforto que lhe pode estar associado.

As indicações mais comuns da CPRE são: a remoção de cálculos dos canais biliares, avaliação de estenoses (estreitamentos) das vias biliares, suspeita de malignidades e lesões dos canais biliares, avaliação de alguns casos de icterícia, entre outras.

O paciente ou seu representante legal, receberá antes do exame um questionário que deverá ser preenchido com dados da sua história clínica, como por exemplo, cirurgias anteriores, traumas ou internações prévias.

A realização de uma CPRE requer um período prévio de jejum, que será informado pela Unidade Especial da Gastroendo, no momento da marcação do exame.
Antes de agendar o exame, o paciente terá uma pré-consulta com um médico endoscopista, onde terá a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a este exame.
É importante informar para o endoscopista se há suspeita de gravidez, pois o exame é acompanhado de imagens radiológicas. Deve-se informar também sobre alergia a meios de contraste e a iodo, sobre o uso de anticoagulantse ou distúrbios de coagulação.

O médico irá avaliar se sera necessário o uso de antibiotico antes da realização do exame.

O paciente será observado até que a maior parte dos efeitos da medicação tenham passado. Sua garganta poderá ficar um pouco irritada, e pode sentir gases, por causa do ar introduzido dentro do estômago durante o exame.

O médico endoscopista irá informar quando o paciente poderá se alimentar.

O médico pode falar sobre o resultado do exame no mesmo dia, entretanto alguns resultados, como a biópsia, precisam de alguns dias para serem liberados.

As complicações relacionadas à CPRE são pouco frequentes, mas incluem pancreatites (inflamação do pâncreas), infecções (por exemplo colangite), hemorragias e perfuração intestinal.

Em casos raros também poem occorrer complicações realcionadas à anestesia, como por exemplo broncoaspiração (aspiração de líquidos do estômago para o pulmão) e flebite (inflamação das veia).