Responsabilidade social

Nas organizações, a responsabilidade social se inicia com a prática de um bom serviço, a valorização dos profissionais que desenvolvem o trabalho e o respeito à comunidade na qual está inserida.





Todos os anos a Gastroendo realiza, através de seus colaboradores, a campanha Natal Mágico e em 2015 escolheu o Lar de Maria Dolores, uma obra beneficente sem fins lucrativos de assistência social localizada no bairro do Rocha – Rio de Janeiro, e que atende crianças, adolescentes, gestantes e suas famílias.

A ação faz parte da política da empresa de envolver seus médicos e colaboradores e despertá-los para a importância de ações solidárias.

Além de acolher e amparar diversas crianças carentes, o Lar desenvolve programas assistenciais e a promoção social de seus núcleos familiares.

Este ano entregamos muitos brinquedos novos para as diversas faixas etárias, mas o Lar Maria Dolores aceita doações de diversos itens usados, em qualquer época do ano. Praticar solidariedade é uma boa forma de encerrar um ano! Caso queira saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos por lá, acompanhe-os pela página facebook.com/lardemaria.dolores



Atenta as questões e cuidados com o meio ambiente, a Gastroendo utiliza, desde 2006, papel reciclado em todo o seu material gráfico, acompanhando uma tendência das grandes corporações e acreditando que sua contribuição também é importante.

Recentemente, todos os colaboradores foram convidados a participar de ações simples e diárias, como a seleção do material a descartar, através do uso de lixeiras com coleta seletiva. O objetivo é reciclar o que for possível.

Assim, a Gastroendo estabeleceu parceria com entidades que fazem o recolhimento destes materiais.

Outro recurso muito importante que merece cuidado especial é a água. Para evitar seu desperdício, foram instalados temporizadores nas torneiras. Cientes de que a produção de energia em nosso país também passa pelo consumo de água, através das usinas hidrelétricas, adotou sensores de presença nos banheiros.



Nas ações de relacionamento, com distribuição de brindes e de cartões comemorativos, há anos, a Gastroendo vem investindo e apoiando o uso de materiais alternativos. Recentemente em ação interna distribuiu aos participantes pen drive feito de bambu, em outra oportunidade foram entregues aos colaboradores camisetas feitas em parte com fibras de garrafas pet recicladas. Através da ONG Renascer, adquiriu brindes confeccionados por pessoas atendidas pela ONG e distribuiu entre alguns médicos, por ocasião do Natal.

Há alguns anos vem apoiando a ONG Pintores com a Boca e Pés, adquirindo cartões de natal e calendários que são distribuídos a alguns parceiros. Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas “normais”; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento. Para conhecer mais a instituição, acesse www.apbp.com.br