Todo mundo já conhece a matemática do sucesso do emagrecimento: comer menos e gastar mais. Mas conseguir isso não é tão fácil.
Últimos estudos mostram que para atingir o emagrecimento de maneira mais rápida, a dieta é o mais importante. Enquanto para perder um 1 quilo de gordura corporal é necessário um treinamento intenso e com muito suor. É muito mais fácil não ingerir em apenas 5 minutos aquela fatia de bolo de 500 Kcal.
Mas, vamos lá! Tudo bem que a reeducação alimentar sai na frente para o processo de emagrecimento, principalmente no quesito da rapidez. Porém combinar dieta e exercício físico é uma ótima maneira de atingir esse tão querido objetivo.
Se for possível, por que não mexer nos dois lados da balança? Diminuímos o consumo de calorias e aumentamos o gasto! Além disso, os exercícios também ativam o metabolismo, o que acelera a queima das calorias acumuladas em forma de gordura.
Os exercícios ainda melhoram a capacidade do coração, pulmão e dos vasos, permitindo que esses órgãos funcionem de maneira mais saudável, diminuindo a pressão arterial, além dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
Outro importante benefício do exercício, é que através dele há produção de substâncias, como a endorfina, que dá ao nosso cérebro a maravilhosa sensação de bem estar.
Quando olhamos para a qualidade do emagrecimento, o exercício permite, não só a diminuição do tecido gorduroso, mas o desenvolvimento do tecido muscular, levando a um corpo mais bonito e tonificado.
Sempre vale lembrar que ao praticar exercício físico, você terá mais calorias para consumir sem atrapalhar seu emagrecimento. Portanto não sendo necessária aquela dieta tão restritiva.
Concluindo, manter o foco no que se come é muito importante. O exercício vai auxiliar no emagrecimento e aumentar a chance desse resultado ser permanente, devido a uma mudança nos hábitos de vida.
Gastroenterologista
CRM 52.93624-3