Refluxo: o que isso tem a ver com obesidade?

Refluxo: o que isso tem a ver com obesidade?

A obesidade é uma doença , reconhecida pela organização mundial da saúde , que vem aumentando sua incidência de maneira assustadora. Isso é uma grande preocupação para profissionais e organizações de saúde pois é uma condição com inúmeras doenças associadas e alta mortalidade.

Uma das condições associadas em grande percentagem é a doença do refluxo gastrointestinal (DRGE).  E o que é essa DRGE ? É doença caracterizada pelo refluxo excessivo do ácido gástrico em direção ao esôfago, geralmente causando sintomas como azia, regurgitação, dor no peito e até tosse seca e pigarro. Esses sintomas pioram a qualidade de vida do paciente, mas além disso, há complicações da DRGE crônica . O Esôfago de Barrett é uma adaptação que o esôfago faz após tanta exposição ao ácido, normalmente levando a diminuição da dor. Porém, infelizmente essa adaptação não é perfeita , se tornando um terreno fértil para eventual formação de um câncer.

Por esse motivo , iniciou-se um exaustivo estudo das causas da DRGE, sendo a associação com a obesidade bem estabelecida em números. Porém, há várias teorias em relação às causas possíveis, sendo as principais: alta prevalência de hérnia de hiato e o aumento do gradiente de pressão gastroesofagiano, por aumento da pressão intra abdominal pelo acúmulo de gordura. 

Portanto, se você sente queimação no peito, azia, fique atento. O tratamento da obesidade não é só estético, é saúde!