O desequilíbrio da tireoide acarreta problemas como obesidade, dificuldade de emagrecimento e com o ganho de peso.
Existem muitos fatores que podem contribuir para problemas de tireoide, variando de genética a hábitos de estilo de vida como ignorar o sono, que é tão importante.
Pesquisas mostram que alguns dos fatores de risco conhecidos para problemas de tireoide incluem:
O hipotireoidismo é uma doença causada pelo mau funcionamento da tireoide que não produz a quantidade de hormônios suficientes. É mais comum em mulheres com mais de 50 anos e história familiar da doença.
O hipotireoidismo causa uma lentidão do metabolismo e uma série de sintomas, dentre eles, cansaço extremo, sonolência, queda de cabelos, intolerância ao frio, ganho de peso etc. A endocrinologista é a profissional responsável por identificar se o seu ganho de peso é proveniente de alguma disfunção da tireoide. Ela poderá contribuir significativamente para o sucesso do tratamento de emagrecimento, auxiliando no equilíbrio das funções hormonais.
O ganho de peso normalmente acontece quando os níveis de hormônios produzidos pela tireoide estão extremamente baixos e comumente não é manifestação do hipotireoidismo. Usualmente o que ocorre é a retenção de líquidos dando uma falsa ideia de engorda.
Em geral um ganho de aproximadamente 2kg apenas podem ser atribuídos ao mau funcionamento da tireoide.
Por isso, resposta é sim, o hipotireoidismo pode engordar, mas é uma manifestação menos comum e quando ocorre, o ganho ponderal não é muito grande.
Endocrinologista
CRM 52.96451-4