Verdades que não te contaram sobre dietas da moda



O que são as dietas da moda?

Surgem por ano dezenas dessas dietas novas sempre com a mesma promessa:  perder muito peso em pouco tempo. Geralmente são utilizadas por indivíduos que buscam atingir seus objetivos em um curto espaço de tempo, sem se preocupar com os possíveis danos que podem causar a sua saúde.

Ausência de Vitaminas

É importante ressaltar que nessa busca por um milagre, podemos acabar nos deparando com um problema. Em muitos dos casos, a pessoa até vai conseguir algum resultado em relação a emagrecimento, mas não existe benefício a longo prazo. Costumam ser dietas muito radicais que podem levar a uma deficiência de cálcio, vitamina B12 e ferro por exemplo.

Além disso, a adesão à dieta costuma ser temporária uma vez que as mudanças propostas não condizem com os hábitos e o cotidiano do indivíduo. De forma geral elas não possuem embasamento científico, e criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida. Por isso é tão importante, ao buscar um emagrecimento saudável, ter o acompanhamento de uma nutricionista voltada para você, como indivíduo, ela está capacitada  para avaliar seus hábitos, sua rotina de vida e a partir daí direcionar a melhor maneira para alcançar seu objetivo de mudar.

Falta de hábito alimentar saudável

Um alerta importante é que dietas muito restritivas, como as que tem base sucos e shakes em substituição a refeições por exemplo, emagrecem em alguns dias porque o indivíduo ingere um número pequeno de calorias, mas como ninguém consegue seguir com ela por muito tempo, volta aos velhos hábitos alimentares e, consequentemente, ao peso antigo.  É muito importante fazer as pazes com seu corpo. Descobrir que aquele padrão de beleza vendido na mídia não é o que somos. Logo depois, é preciso reavaliar sua alimentação com o conhecimento da nutricionista.  Tudo isso, se possível somado a exercícios regulares, vai contribuir para um resultado saudável e duradouro. A dieta da moda vem e vai. A reeducação alimentar vem e fica.

É importante entendermos que para atingir resultados a longo prazo, é necessário realizar escolhas diferentes, adotar um novo  estilo de vida,  pensando em uma vida mais longínqua e com qualidade para desfrutar da família, dos amigos e de todo o lazer que estiver à disposição.